sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

AROMATERAPIA




Aromaterapia é o tratamento dos desequilíbrios através dos aromas (essências ou óleos essenciais de plantas aromáticas). É uma técnica da medicina natural, alternativa e holística, preventiva e curativa ao mesmo tempo.
Os óleos essenciais são extraídos das folhas, flores, raízes, caules, cascas ou sementes de uma planta. São moléculas orgânicas que contem vitaminas, hormônios, antibióticos. É a substância mais vital e poderosa da planta. Podemos dizer que é a alma da planta.
É uma terapia complementar que busca atender as necessidades de cada indivíduo para estabelecer harmonia e equilíbrio, devendo ser usada como prevenção e manutenção da saúde física, emocional, energética e ambiental. A aromaterapia cuida da pessoa e não da doença, portanto, cada um requer um tratamento diferenciado e pessoal.
Pode ser utilizado em forma de massagens, cremes, spray ambientais banhos, compressas, vaporizadores, entre outros.
Trabalhos científicos comprovam que alguns aromas desencadeiam relaxamento e outros aumentam a concentração. Ressaltamos a lavanda, o pau-rosa, o gerânio e a tangerina como grandes aliados para reduzir compulsão, depressão e até mesmo TPM.
A aromaterapia se caracteriza pelo uso externo dos óleos essenciais. O olfato e a pele são suficientes para levar esta energia vital das plantas para todo o organismo e assim processar a cura. Uma fragrância é capaz de suscitar as sensações mais profundas como o amor, o riso e a felicidade.
O olfato é o único sentido que tem ligação direta com o centro primitivo do cérebro, responsável pelas nossas emoções. Quando cheiramos uma fragrância agradável, imediatamente há uma elevação espiritual, uma compensação emocional. O aroma é nosso contato com a natureza. Os aromas predispõem ao sono, à atividade, ao repouso, à comunicação, à criatividade, à integração.
Na aromaterapia, as moléculas aromáticas que chegam até o cérebro via sistema olfatório são processadas instantânea e instintivamente e agem em vários tecidos mudando o comportamento das pessoas. De uma forma sutil, afetam os sentimentos, relaxando ou revigorando, excitando ou ajudando a afastar o estresse.
Alecrim - Estimulante metabólico; cardiotônico; digestivo. Ajuda na assimilação dos açúcares. Refaz o sistema nervoso, depois de longa e intensa atividade mental. Combate à insônia. Acalma. Use para limpeza e purificação (sua e do ambiente).

Benjoim - Balsâmico. Analgésico. Cicatrizante. Protetor astral. Proporciona sucesso.

Cânfora - Sedativo. Analgésico. Dores de cabeça. Sinusite. Desobstrui fossas nasais. Queima maus pensamentos.

Eucalipto - Combate doenças respiratórias: asma, bronquite, gripe, sinusite. É um excelente expectorante. Muito usado também para combater as infecções urinárias. Anti-reumático. Balsâmico. Cicatrizante. Desinfetante.

Jasmim - Melhora os negócios. Usar para realizar seus trabalhos e contatos. Combate timidez, sobriedade etc. Facilitador psíquico. Excelente para comunhão com Fadas.

Laranjeira - Estimulante do sistema linfático e secreções. Sedativo. Combate: retenção de líquidos, obesidade e edemas.

Menta - Estimulante do sistema nervoso. Anti-espasmódico. Tônico. Combate: náuseas, gastralgias, dispepsias, flatulências, vômitos. Combate a tosse, asma, bronquites, sinusite, constipação nasal. Purificador da Aura.

Rosas - Combate tensão nervosa, insônia, traumas emocionais, depressão e desgosto. Tônico. Estimulante do chakra Anahata (Cardíaco). Usado para exorcizar. Queima elementos de baixa vibração.

Sândalo - Anti-séptico geniturinário. Diurético. Abnegação. Humildade. Renúncia. Estimula o Ajna chakra (o chakra do terceiro olho). Afrodisíaco. Usar em rituais e meditação.
Nunca os use em sua forma pura. Para não irritar a pele, devem ser sempre misturados a uma base oleosa, como o óleo de amêndoas, por exemplo.
Nos três primeiros meses de gravidez, as gestantes devem evitar estes tipos de óleo: camomila, jasmim, cedro, basílico, manjerona, rosmarim e menta. Em caso de dúvida, deve consultar seu médico ou informar-se com um aromaterapeuta.
Se você vai usar um óleo essencial pela primeira vez, teste-o para se certificar de que não provocará reação alérgica: misture uma gota dele a uma colher (café) de óleo de amêndoas e esfregue na dobra do cotovelo. Se a pele avermelhar em 24 horas, você é sensível ao produto. Não usá-los quando se expuser ao sol.

HORA DA MASSAGEM
Para massagens e banho, os óleos devem ser misturados com outros, de base; puros, eles são muito fortes para a pele. O de amêndoas é considerado o mais suave e tem menor possibilidade de irritar a epiderme. Numa massagem relaxante, para eliminar o estresse e a dor de cabeça de origem nervosa, use algumas gotas da receita a seguir, em massagem circular atrás das orelhas. Ingredientes: 3 colheres(sopa) de óleo de amêndoas, 1/2 colher (café) de óleo de germe de trigo, 10 gotas de óleo essencial de lavanda, 5 gotas de óleo essencial de camomila. Preparo: Ponha os componentes num vidrinho, tampe-os, agite-o e use a mistura. A porção é suficiente para uma massagem total de corpo. Guarde-a ao abrigo da luz e do calor.

PARA UMA MASSAGEM SENSUAL:
Assim como alguns perfumes são mais sensuais que outros, existem óleos essenciais com a reputação de afrodisíacos. Entre os perfumes, rosa, jasmim, néroli e ylang-ylang encabeçam essa lista. Entre os óleos, o de rosa é o mais procurado. Uma receitinha: Ingredientes: 50g de óleo de amêndoas 1/2 colher (café) de óleo de germe de trigo 15 gotas de óleo essencial de rosa 5 gotas de óleo essencial de coriandro 2 gotas de óleo de cedro. Preparo: Coloque tudo num pequeno vidro, tampe, agite e utilize em massagens no corpo. A porção obtida dá para três massagens de corpo ou seis de ombros e pescoço. Guarde ao abrigo da luz e do calor.

BANHOS AROMÁTICOS
Prepare sua espuma de banho adicionando-lhe o óleo essencial preferido. Para melhor resultado, use como ingrediente de base um sabão líquido ou xampu transparente. Banho Estimulante... Ingredientes: 120 g de sabão líquido sem perfume 25 g de glicerina 35 gotas de óleo essencial de pamplemousse 15 gotas de óleo essencial de gengibre Preparo: Misture a glicerina e o sabão líquido. Em seguida, junte os óleos essenciais. Guarde em frasco plástico. Banho Relaxante: Depois de um dia de trabalho, nada melhor que um banho à base de lavanda. Elimina o cansaço e a dor de cabeça provocada por tensão. Ingredientes: 1 frasco de xampu transparente, sem perfume 3 colheres (sopa) de flores de lavanda secas, 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Preparo: Coloque os componentes num vidro, tampe-o e agite-o. Deixe-o repousar por duas semanas em local quente, agitando-o de vez em quando. Coe o líquido e guarde-o em frasco plástico.

Venha desfrutar do mundo mágico da aromaterapia!
Dispomos de diversos produtos para a Aromaterapia




Maira França Ribeiro – Terapeuta Corporal
Shiutsuterapeuta

Nenhum comentário: